O que você procura?

Ultrassom focado de alta densidade

Produzido pela Medixsysteme (França), que utiliza ultra-som para reduzir células adiposas em número e volume. É um sistema de lipólise não invasiva e drenagem linfática por ultrassom, com finalidade estética, para a melhora do contorno corporal e redução de gordura localizada. Esse método foi aprovado pela comunidade européia desde junho de 2005 (CE 0499) e já é utilizado em 45 países.

Ultracontour® é o único aparelho que associa 2 tipos diferentes de ultra-som:

Um transdutor côncavo gera e concentra a energia ultra-sônica chamada HIFU (acrônimo do termo em inglês Hi Intensity Focused Ultrasound). Essa energia atinge o tecido adiposo presente em até 1,5 cm de profundidade, rompe as membranas dos adipócito, liberando a gordura sem prejuízo dos tecidos vizinhos, pois preserva vasos sangüíneos e nervos. O ultra-som focal tem 3 principais efeitos sobre as células de gordura:

  • Ação de dissociação molecular nos triglicérides, aumentando sua liquidificação;
  • Na sequência ocorre a lipólise;
  • Liberação dos ácidos graxos livres a partir do fenômeno de cavitação e aumento da permeabilidade dos adipócitos.

A utilização do HIFU (High frequency focused ultrasound) promove a quebra mecânica das células adiposas, levando à redução de volume corporal, que varia de 1 a 3 cm de diâmetro por sessão de tratamento.

Num segundo momento, transdutores planos são acoplados à pele para uma estimulação rítmica, ultra-sônica, de baixa intensidade, que provoca a drenagem para os capilares linfáticos teciduais do material gorduroso liberado, impedindo sua reabsorção pelo organismo. A gordura localizada é convertida em ácidos graxos, glicerol e água que são levados através da corrente linfática até o fígado e os rins onde serão excretados.

O ultra-som age mecanicamente sobre o tecido adiposo como uma “britadeira”, que rompe as membranas das células de gordura, liberando seu conteúdo rico em triglicérides. "Bips" sonoros orientam e monitoram o tratamento, garantindo uma cobertura homogênea da área tratada. O mecanismo de ação da quebra de gordura se dá por aumento da energia dentro do adipócito, com formação de bolhas de ar, que vão se confluindo até causar a ruptura da membrana celular com saída de gordura para o espaço intersticial, sendo posteriormente drenado para as vias linfáticas e fígado.

Os testes clínicos iniciais com essa tecnologia foram realizados em Israel. Pacientes submetidos à abdominoplastia foram previamente tratados com esse método, com equipamento projetado por outro fabricante, por períodos que variaram entre quatro semanas, duas semanas ou um dia antes da cirurgia. O estudo monitorou a segurança e efetividade do tratamento e incluiu avaliação histológica de todos os tecidos extirpados durante a cirurgia. A histologia provou claramente que o tratamento destrói somente as células adiposas, deixando vasos sangüíneos, tecidos conjuntivos, nervos e a epiderme intactos.

A compreensão do mecanismo fisiológico normal de metabolismo e transporte da gordura é fundamental para que se entenda o que ocorre após a lipólise pelo ultra-som. As células de gordura têm 85% de seu conteúdo constituído por triglicérides. Uma vez liberados, ocorre uma quebra enzimática pelas lípases, gerando ácidos graxos livres e glicerol. Os ácidos graxos e o glicerol solúvel em água são transportados para o fígado, rins ou são absorvidos por outras células onde servirão como fontes de energia. Esse processo ocorre mais intensamente nos primeiros dias, quando ocorre a maior parte da redução da circunferência.

Informações Clínicas Complementares

O ultra-som é uma tecnologia segura, usada há décadas para exames diagnósticos não invasivos, fisioterapia reabilitadora e estética e nos tratamentos para quebra de cálculos renais. Deduzimos, em função do exposto, não haver razão para temer danos de longo prazo.

O acompanhamento dos resultados coletados durante o estudo multicêntrico mostrou que não ocorre nenhum aumento significativo no nível de triglicérides. Um estudo realizado pelo Dr. Javier Moraga, na Espanha, em que os pacientes foram submetidos a 3 sessões de lipocavitação similar confirmam estes resultados.

A embolia pulmonar pode ocorrer quando há rompimento de vaso sanguíneo calibroso durante um tratamento, trauma ou cirurgia e, através desses vasos, ocorra a entrada de gotas de gordura que se transforma em êmbolo que atinge a circulação pulmonar. Tendo em vista que o tratamento por HIFU do Ultracontour® não causa ruptura de vasos, o risco de embolia é irrelevante. Sobre o acumulo de gordura no fígado, o método é contra-indicado para pacientes com hepatopatias, incluindo a esteatose. Todavia, o acompanhamento ultra-sonografico dos pacientes não revelou qualquer aumento de gordura, bem como exames laboratoriais não revelaram elevação de lipídeos séricos, alteração de transaminases, fostatase alcalina, bilirrubinas, albumina e TP e TTP.

Mesmo assim, recomendamos que durante a anamnese seja dada especial atenção a antecedentes pessoais e familiares de doença vascular periférica, embolia pulmonar prévia, hepatopatias, bem como outras causas que contra-indiquem o procedimento.

Recomendações Pós-Tratamento

O paciente pode retornar às suas atividades rotineiras imediatamente, e a atividade física e dieta são sempre estimuladas. Da mesma forma que na lipoaspiração, o paciente deve estar ciente de que o tratamento não é "mágico". Para que a gordura liberada no tratamento seja utilizada pelo corpo, o paciente deve ser avisado que após o tratamento ele precisa manter uma ingestão negativa de calorias por cerca de 5 dias.

Podemos comparar os resultados com uma Lipaspiração?

Não. Antes de tudo, o tratamento com o Ultracontour® não é invasivo, enquanto a lipoaspiração sim; o primeiro não necessita de internação, anestesia e analgesia, enquanto o segundo sim. A tecnologia HIFU rompe a membrana do adipócito deixando a gordura livre para ser metabolizada através de um processo natural. A lipoaspiração é um procedimento mais radical, com indicações precisas e resultados mais rápidos, para pessoas com adiposidade difusa e volumosa.

Além de estar indicado para pacientes que não podem se submeter a um procedimento cirúrgico, o Ultracontour® é indicado como complemento para pacientes que após a lipoaspiração ainda necessitem melhorar ou refinar o contorno corporal. De forma semelhante ao que ocorre na lipoaspiração, o paciente tem que ser parte ativa do processo, praticando exercícios físicos e controlando a alimentação, a fim de não acumular mais gordura. A vantagem do Ultracountour® nesse sentido é obvia, visto que os exercícios podem ser iniciados imediatamente após o termino do procedimento.

Resultados

Não é possível determinar com precisão o volume de gordura eliminada, pois dependerá da extensão da área a ser tratada. A média tem sido de cerca de 300ml de gordura por sessão, com duração de cerca de 2 horas. O resultado obtido tem sido avaliado pela perda de circunferência em cada sessão. Os diferentes trabalhos e experiências têm relatado redução de medidas em torno de 2cm.

Supondo que cada sessão de Ultracontour® destrua 300ml de gordura e que 80% do volume de cada célula adiposa seja de triglicérides, chegaremos à conclusão que em cada sessão seriam perdidos 240ml de triglicérides. Como cada grama de gordura equivale a 9 calorias, em 240ml de triglicérides há 2.160 calorias. Esta quantidade de calorias é facilmente consumida em uma refeição (uma feijoada ou mesmo um hambúrguer mais um milk-shake, por exemplo). Não há, portanto, razão para que uma pessoa saudável tenha algum distúrbio metabólico com essa quantia de gordura após uma sessão de HIFU. Logicamente, pedimos aos pacientes que façam refeições leves nos dias que sucederem às aplicações.

Indicações

Tratamento não invasivo de adiposidades localizadas, melhora do contorno corporal, refinamento pós lipoaspiração, para pacientes hígidos com tecido subcutâneo de no mínimo 1,5cm em áreas de abdome, coxa ou flancos. A gordura deve estar numa área localizada. Não há indicação para obesidade generalizada e a marcação das áreas deverá ser feita e discutida com o médico assistente. As indicações, bem como as expectativas de resultados devem ser cuidadosamente abordadas com o paciente durante a anamnese.

Contra-Indicações

  • Gestantes, lactentes e mulheres que pretendam engravidar;
  • Pacientes com histórico de hepatite ou portador de outra doença hepática;
  • Pacientes magros com gordura subcutânea menor que 1,5 cm na área a ser tratada;
  • Presença de cortes, alergias ou ferimentos na área de tratamento;
  • Hérnia abdominal, diástase reto abdominal na área de tratamento;
  • Implantes metálicos, silicone sob a área a ser tratada;
  • Quelóides ou cicatrizes hipertróficas com menos de 6 meses, na área a ser tratada;
  • Usuários de marca passo, implante desfibrilador cardíaco ou outro implante eletromagnético.

Fotos – Antes e Depois do Tratamento

Agende sua Locação

Agende sua Locação

Por gentileza, preencha os dados abaixo para solicitar um ou mais agendamentos de locação de nossos aparelhos – verificaremos a disponibilidade dos mesmos para as datas solicitadas e retornaremos o contato.
Campos marcados com * são obrigatórios.

Telefone com DDD*
Selecione os aparelhos que deseja alugar*
Data Preferencial
Data Opcional
Agende sua Locação

Agende sua Locação

Por gentileza, preencha os dados abaixo para solicitar um ou mais agendamentos de locação de nossos aparelhos – verificaremos a disponibilidade dos mesmos para as datas solicitadas e retornaremos o contato.
Campos marcados com * são obrigatórios.

Telefone com DDD*
Selecione os aparelhos que deseja alugar*
Data Preferencial
Data Opcional